BLOG

Galo da Madrugada – o maior bloco de rua do mundo

Em meados em fevereiro, as ruas do Recife entram em um estado de êxtase. Esse estado se estende até o conhecido Sábado de Zé Pereira, o primeiro sábado de carnaval, onde as ruas do centro da capital pernambucana recebe milhões de pessoas no que é conhecido como o maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada.

Galo da Madrugada na ponte Duarte Coelho

Mas por que o bloco tem esse nome? Quando surgiu? Qual é o principal tema do Galo da Madrugada? Acompanhe o texto e siga a ABC Turismo nas redes sociais para essa e outras dicas de viagem!

Como surgiu o Galo da Madrugada?

Em 1977, empolgados com a ideia de reviver os antigos carnavais de rua, tão tradicionais no Brasil, um grupo de amigos da cidade do Recife montou uma agremiação carnavalesca conhecida como O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, que saiu nas ruas do centro histórico no dia 23 de Janeiro de 1978 em seu primeiro desfile.

Naquele tempo, o bloco contou com cerca de 75 foliões, andando alegres por ruas, naquele tempo, apertadas, ao som dos clássicos metais que embalam o carnaval pernambucano.

galo da madrugada

No ano seguinte, o bloco que havia desfilado pela primeira vez com a presença de 75 pessoas, já havia mais de 300 no seu percurso, número este que seguiu crescendo até as incríveis marcas de 2.5 milhões de pessoas, que é a sua média atual.

O nome, Galo da Madrugada, se deu graças ao tempo que seus organizadores levavam para poder colocar o bloco na rua no dia seguinte, quando tudo estava pronto já pela madrugada. Inicialmente, o bloco saiu às 5 horas da manhã.

Qual o principal tema do bloco?

O Galo da Madrugada não tem exatamente um tema específico. Hoje, o desfile que conta com dezenas de trios que percorrem os pontos mais largos do centro do Recife homenageia, anualmente, pessoas que fizeram história nos mais diversos segmentos da sociedade, mas principalmente, na cultura.

O tipo de música que embala o Galo da Madrugada é, sem dúvidas, o tradicional frevo pernambucano, cantando a plenos pulmões e dançado com uma invejável disposição pelos passistas.

Alceu Valença, o mais famoso intérprete do Hino do Galo

O mais conhecido fora do Recife, o Hino do Galo, surgiu de uma necessidade da organização de ter um tema musical próprio para o bloco. Sendo composto e gravado pela primeira vez em 1979 pelo professor José Mario Chaves, o Hino do Galo é conhecido nacionalmente hoje na voz do cantor pernambucano Alceu Valença.

Venha conhecer esse patrimônio vivo com a ABC Turismo!

O Galo da Madrugada é uma joia viva da cultura brasileira e pernambucana, e você tem a oportunidade de viver essa experiência e muitas outras com a ABC Turismo. Conheça o nosso pacote para o Galo da Madrugada 2025 e viva a alegria do carnaval na capital brasileira do carnaval de rua!